Por que iniciar uma estratégia de endomarketing no meu negócio?
Muito se fala em Marketing Digital, mas existe outra estratégia muito importante, mas voltada aos colaboradores da sua empresa. Você sabia? Chama-se Endomarketing e tem como principal objetivo motivar as equipes e diminuir a rotatividade.
Aliás, com estratégias bem aplicadas, o Marketing Institucional pode até melhorar o clima organizacional, criar um ambiente onde todos se sintam bem e aumentar a produtividade.
Se você ainda não conhecia ou não sabe como adotar o Endomarketing no seu negócio, vamos compartilhar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!
Endomarketing: O que é?
Vamos começar com o conceito. Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno ou Institucional, é uma estratégia com foco em ações para os colaboradores da empresa. Por isso, é feita em conjunto entre as equipes de Marketing e RH.
Se o que vem de dentro é importante para refletir a imagem que vai para fora, faz todo o sentido investir nisso. Quando o ambiente é bom, todos se sentem motivados a dar o melhor que pode, o que também contribui para atrair novos profissionais.
Por que investir em uma estratégia de Endomarketing?
Já mostramos alguns motivos, mas agora vamos falar de cada um para que você entenda a importância de iniciar uma estratégia de Endomarketing no seu negócio.
• Colaboradores motivados
Quando uma pessoa gosta do trabalho, ela veste a camisa e fala bem da empresa a amigos e familiares. E pode até influenciar, positivamente, a opinião sobre a marca.
• Mais produtividade
Motivação tem influência direta na produtividade e até no humor dos colaboradores. As equipes se tornam mais proativas, o que impacta nos resultados da empresa.
• Menos rotatividade
A motivação também tem papel importante aqui. Se você se sente motivado, não vai trocar de trabalho, não é? Principalmente se a empresa preza por qualidade e bem-estar.
• Clima organizacional saudável
Colaboradores motivados influenciam suas equipes, que influenciam todo o clima do ambiente. Estar no trabalho se torna saudável e deixa de ser uma obrigação.
• Qualidade e bem-estar
Qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar, aliados ao trabalho, transformam o ambiente, diminuindo os níveis de estresse e melhorando a saúde mental de todos.
Como implementar o Marketing Institucional?
Para que as ações de Endomarketing funcionem, você precisa estar ciente da percepção que os colaboradores têm da sua empresa. Qual é a imagem que o negócio passa para eles? Só assim, conseguirá definir as melhores estratégias, com foco em suas reais necessidades.
Confira ideias de ações que selecionamos para você começar a implementar, com foco na satisfação dos seus colaboradores e em criar um clima agradável para todos.
• Comunicação interna;
• Palestras e eventos internos;
• Integração entre colaboradores;
• Incentivo com treinamentos e capacitação das equipes;
• Benefícios extras como home office e horários flexíveis;
• Bonificação com brindes personalizados.
Como agregar brindes à estratégia?
Por falar em brindes personalizados, eles podem ser utilizados no Endomarketing como uma recompensa para os colaboradores. Pode ser sempre que a equipe ou a empresa bate uma meta, por produtividade, por alguma ideia inovadora, por tempo de casa. Motivos não faltam!
Viu como o Marketing Institucional pode fazer a diferença? Agora que você já sabe os efeitos de promover ações internas para o clima da empresa e para a motivação dos colaboradores, só falta começar a aplicar, né?
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FONTE: http://www.laelbags.com.br/por-que-iniciar-uma-estrategia-de-endomarketing-no-meu-negocio