WhatsApp

(11) 4663-1842  |  Ligue Já    

8 dicas de endomarketing para aplicar na sua empresa.

Publicado em Endomarketing, por Carolina Schunck em 09/06/2019


A importância do endomarketing para as empresas.

 

Endomarketing é uma estrategia que diz respeito ao marketing praticado dentro das organizaçoões, conhecido também como marketing interno. Esta é uma eficiente estratégia para promover a integração dos colaboradores e departamentos da empresa, fazendo com que todos se sintam valorizados e importantes dentro da organização.

Certamente, todas as empresas gostariam de ter colaboradores comprometidos com os objetivos e resultados da instituição. É justamente por meio do endomarketing que a organização dissemina sua cultura entre os funcionários, motivando-os e fazendo com que se sintam parte integrante da empresa.

As ações de endomarketing têm a finalidade de promover a interação dos profissionais junto à empresa, gerando satisfação no ambiente de trabalho, fortalecendo laços internos e aprofundando a relação de compromisso com os resultados alcançados pela organização.

As ações de Endomarketing aumentam a motivação, o engajamento, produtividade e a qualidade de vida no trabalho e devem ser constantes. 

Desde a comunicação interna até as políticas de incentivos aos eventos corporativos, as ações de endomarketing têm como objetivo principal engajar e motivar seus funcionários, melhorarando o ambiente e o relacionamento profissional, diminuindo o índice de perda, bem como reter os talentos da sua organização. 

O endomarketing não deve ser visto de maneira isolada ou apenas como uma forma de motivar os profissionais quando algo de negativo acontece no ambiente de trabalho. Pelo contrário, suas ações devem fazer parte do planejamento anual da empresa e serem incorporadas as ações do departamento de gestão de pessoas, visando à melhoria continua do ambiente organizacional e da qualidade de vida no trabalho.

 

DICA 01) - Faça pesquisas com os seus colaboradores.

Entender como seus funcionários avaliam o ambiente de trabalho e encaram o clima organizacional é um dos primeiros passos para o estabelecimento de medidas assertivas e um importante direcionamento para as suas tomadas de decisão.

Realizar uma pesquisa, mesmo que informal e espontânea, é uma ótima estratégia para guiá-lo nas próximas etapas. Descubra como seus colaboradores se sentem em relação às atividades, demandas e responsabilidades, quais tipos de benefícios gostariam de ter, bem como seus hábitos e preferências. Além de demonstrar atenção e interesse em ouvir a sua equipe, essa estratégia também permite que você possa traçar um perfil do seu time e fundamentar melhor suas próximas ações de endomarketing! Esta é uma excelente maneira de avaliar o clima organizacional, pontuar falhas na comunicação e identificar potenciais problemas com seus funcionários.

 

DICA 02) - Estabeleça uma comunicação interna.

Utilizar canais de comunicação, como boletins, mural e intranet, podem ser uma via de mão dupla em que a empresa pode falar com os colaboradores e ouvir o que ele tem a dizer.

 

DICA 03) - Faça treinamentos de capacitação profissional.

A realização de treinamentos permite a integração do colaborador com a empresa, deixando o funcionário mais capacitado para sua função, transmitindo os valores institucionais e ajudando a formar um time integrado e eficiente.

 

DICA 04) - Realize eventos e iniciativas de integração.

Festas de final de ano ou para comemorar os aniversariantes do mês são alguns exemplos de celebração pontual que pode incentivar a integração dos colaboradores. Você também pode incentivar a criação de grupos que praticam atividades artísticas e campanhas de doações solidárias.

 

DICA 05) - Tenha um programa de reconhecimento e premiações

Uma boa forma de mostrar ao colaborador que ele tem valor dentro da organização e que seus esforços são reconhecidos e recompensados é por meio dos programas de reconhecimento. Para isso, procure oferecer prêmios para aqueles colaboradores que se destacaram. A premiação pode ser um dia de folga, um brinde personalizados ou presente corporativo, uma viagem patrocinada ou mesmo uma placa celebrando a sua contribuição profissional. Isso vai depender do perfil da empresa e do colaborador.

 

DICA 06) - Eventos

Palestras, workshops, feiras, congressos e coffee breaks, entre outros eventos motivacionais voltados para o público interno, podem trazer ótimos resultados para o seu negócio, promovendo a integração da sua equipe. Mas você também não precisa se limitar a sempre ter que organizar os eventos. Possibilitar e incentivar seu colaborador a participar de eventos corporativos e representar a sua marca é, com certeza, um bom caminho para gerar empatia e engajamento!

Agora, independentemente da ação de endomarketing que decidir aplicar em sua organização, o principal é que estabeleça meios de ouvir e surpreender sua equipe, conectando conteúdo e entretenimento para um ambiente corporativo mais criativo, inovador e motivacional! E não esqueça de iniciar ou encerrar com um belo brindes personalizado.

 

DICA 07) - Cursos e treinamentos.

A capacitação e especialização dos seus colaboradores é uma estratégia importante para ambos os lados. Uma relação de trabalho saudável que promove o engajamento e a motivação das equipes é uma via de mão dupla, e não pode ser sustentada apenas em entregas e mais entregas. Em conjunto à remuneração salarial, o seu funcionário busca reconhecimento, oportunidade e novos aprendizados. Dessa forma, promover cursos e treinamentos para os seus colaboradores, tanto dentro como fora da sua empresa, sempre será uma das mais eficientes ações de endomarketing.

 

DICA 08) - Coaching + Endomarkeng

E sem dúvidas você pode apostar sem medo no poder das ações de endomarketing somadas com a maravilhosa ideia de implementar programas de treinamento e desenvolvimento por meio do Coaching. Só podemos esperar nada menos que efeitos extraordinários que podem levar os colaboradores e as empresas a irem além do esperado! Os seus colaboradores são um dos bens mais valiosos da sua empresa. Afinal, são eles que estão em contato direto com o seu cliente e com o seu produto, construindo a imagem da sua marca ao seu lado. Assim, apoiá-los e investir no talento e dedicação deles é uma estratégia fundamental para uma gestão com foco em resultados.

 


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=