Entenda como funciona e quais os objetivos do endomarketing dentro das empresas
Você sabe o que é Endomarketing? Hoje vamos ensiná-lo tudo o que precisa saber para implementar essa estratégia dentro da sua empresa e, assim, ter o melhor retorno dos seus funcionários.
Endomarketing nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias de marketing voltados para a própria empresa (endo significa interno). Assim, o Endomarketing, ou Marketing Interno, visa melhorar a experiência dos colaboradores de uma empresa, aumentando seu bem-estar, motivação e reduzindo o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade. A estratégia também é ótima para atrair funcionários qualificados para a empresa, uma vez que haverá a fama de que lá é um excelente lugar para trabalhar.
Mas como começar?
Antes de implementar ações de endomarketing, primeiro é preciso conhecer as reais necessidades dos funcionários da empresa – e para isso, o setor de RH pode ser um grande aliado.
Estreitar relações com os colaboradores da empresa é um passo essencial para implementar com sucesso as estratégias de endomarketing. É preciso realmente ouvir o que eles têm a dizer, oferecendo soluções ou perspectivas de melhora para os problemas apresentados e trabalhar para melhorar o ambiente de trabalho para todos.
Afinal, a principal finalidade do endomarketing é fazer os funcionários se sentirem valorizados e saberem que são uma parte importante da organização.
Quais as ações que posso implementar?
Depois de entender as necessidades dos funcionários e estreitar relações com eles, é hora de estruturar as ações de endomarketing.
Há muitos tipos de ações possíveis e, entre elas, podemos citar o oferecimento de treinamento para os funcionários que auxilia os funcionários a crescerem dentro da empresa e realizarem seus trabalhos com mais facilidade e efetividade.
Outro tipo de ação importante é a promoção de atividades de interação entre diferentes setores, momentos de interações são muito frutíferos, pois melhoram o clima da empresa e permitem trocas de experiências que enriquecem o trabalho dos funcionários.
Um terceiro tipo de ação é a premiação indivíduos e equipes. Esse é um tipo de ação muito interessante, pois demonstra que a empresa reconhece e valoriza seus integrantes. A premiação pode ser por resultados atingidos pela equipe ou pelo indivíduo, por tempo de permanência na empresa, aniversários, datas comemorativas, boas-vindas, etc.
A premiação pode ocorrer tanto por meio de bonificação salarial como por brindes. No caso dos brindes, é interessante presentear com itens personalizados que tenham a ver com o indivíduo ou a equipe premiada, isso demonstra atenção especial e faz o colaborador se sentir realmente valorizado.
E quais são os objetivos do Endomarketing?
O que se pode notar de primeira com a implementação de uma estratégia eficiente de endomarketing é a otimização da produtividade. Funcionários satisfeitos e motivados produzem mais e melhor. Isso porque uma empresa comprometida com seus funcionários, gera funcionários comprometidos com a empresa. Além disso, com o clima da organização mais agradável e saudável, a rotatividade de funcionários tende a diminuir consideravelmente.
Depois de tudo isso...
Depois das ações (e durante também!), é importante manter contato com os colaboradores para ouvir seus feedbacks e sugestões sobre as ações promovidas. O endomarketing é um trabalho contínuo, porém é extremamente recompensador para a produtividade e os resultados da empresa.
São poucas as empresas que investem em endomarketing, mas aquelas que compreenderem sua importância com certeza estarão muitos passos à frente no mercado
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