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Por que iniciar uma estratégia de endomarketing no meu negócio?

Publicado em , por Denise Lopes da Silva em 20/11/2019


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Muito se fala em Marketing Digital, mas existe outra estratégia muito importante, mas voltada aos colaboradores da sua empresa. Você sabia? Chama-se Endomarketing e tem como principal objetivo motivar as equipes e diminuir a rotatividade.

Aliás, com estratégias bem aplicadas, o Marketing Institucional pode até melhorar o clima organizacional, criar um ambiente onde todos se sintam bem e aumentar a produtividade.

Se você ainda não conhecia ou não sabe como adotar o Endomarketing no seu negócio, vamos compartilhar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

 

Endomarketing: O que é?

 

Vamos começar com o conceito. Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno ou Institucional, é uma estratégia com foco em ações para os colaboradores da empresa. Por isso, é feita em conjunto entre as equipes de Marketing e RH.

Se o que vem de dentro é importante para refletir a imagem que vai para fora, faz todo o sentido investir nisso. Quando o ambiente é bom, todos se sentem motivados a dar o melhor que pode, o que também contribui para atrair novos profissionais.

 

Por que investir em uma estratégia de Endomarketing?

 

Já mostramos alguns motivos, mas agora vamos falar de cada um para que você entenda a importância de iniciar uma estratégia de Endomarketing no seu negócio.

• Colaboradores motivados

Quando uma pessoa gosta do trabalho, ela veste a camisa e fala bem da empresa a amigos e familiares. E pode até influenciar, positivamente, a opinião sobre a marca.

• Mais produtividade

Motivação tem influência direta na produtividade e até no humor dos colaboradores. As equipes se tornam mais proativas, o que impacta nos resultados da empresa.

• Menos rotatividade

A motivação também tem papel importante aqui. Se você se sente motivado, não vai trocar de trabalho, não é? Principalmente se a empresa preza por qualidade e bem-estar.

• Clima organizacional saudável

Colaboradores motivados influenciam suas equipes, que influenciam todo o clima do ambiente. Estar no trabalho se torna saudável e deixa de ser uma obrigação.

• Qualidade e bem-estar

Qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar, aliados ao trabalho, transformam o ambiente, diminuindo os níveis de estresse e melhorando a saúde mental de todos.

 

Como implementar o Marketing Institucional?

 

Para que as ações de Endomarketing funcionem, você precisa estar ciente da percepção que os colaboradores têm da sua empresa. Qual é a imagem que o negócio passa para eles? Só assim, conseguirá definir as melhores estratégias, com foco em suas reais necessidades.

Confira ideias de ações que selecionamos para você começar a implementar, com foco na satisfação dos seus colaboradores e em criar um clima agradável para todos.

• Comunicação interna;

• Palestras e eventos internos;

• Integração entre colaboradores;

• Incentivo com treinamentos e capacitação das equipes;

• Benefícios extras como home office e horários flexíveis;

• Bonificação com brindes personalizados.

 

Como agregar brindes à estratégia?

 

Por falar em brindes personalizados, eles podem ser utilizados no Endomarketing como uma recompensa para os colaboradores. Pode ser sempre que a equipe ou a empresa bate uma meta, por produtividade, por alguma ideia inovadora, por tempo de casa. Motivos não faltam!

Viu como o Marketing Institucional pode fazer a diferença? Agora que você já sabe os efeitos de promover ações internas para o clima da empresa e para a motivação dos colaboradores, só falta começar a aplicar, né?

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FONTE: http://www.laelbags.com.br/por-que-iniciar-uma-estrategia-de-endomarketing-no-meu-negocio



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