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Lembre-se do pós-venda

Publicado em , por Ellen Oliveira Baptista em 06/05/2019


O relacionamento entre a sua marca e o cliente não termina quando ele recebe o produto ou serviço. Sendo assim, invista no pós-venda.

Ele tem como objetivo garantir as vendas futuras por meio da fidelização do público. A relação estabelecida por ele ajuda a mudar a percepção dos consumidores acerca da marca, cativando-os.

O pós-venda é caracterizado por um conjunto de atitudes que são tomadas para garantir a satisfação dos consumidores, transformando-os em fãs. Esse tipo de apelo emocional possibilita outros ganhos, como a propaganda espontânea da empresa feita pelos clientes, que a indicam como solução para amigos, familiares e até desconhecidos. A seguir, algumas formas de caprichar no pós-venda.

 

Esteja sempre disponível para o cliente.

Disponibilize a sua equipe para esclarecer dúvidas, orientar sobre a utilização dos produtos e informar sempre que for acionada. Produza materiais explicativos, que contenham dicas e sugestões para enviar aos clientes. Demonstre essa disponibilidade, para que não surjam barreiras entre vocês.

 

Mantenha uma base de dados.

Para oferecer as melhores ofertas para os seus clientes, crie e mantenha uma base de dados. Contrate um software de CRM para gerenciar os consumidores e saber, por exemplo, quais são as preferências de cada um. Essa ação dará um toque a mais de personalidade na abordagem da empresa.

 

 Abra os seus canais de comunicação.

Transforme os seus canais de comunicação em um ambiente receptivo e colaborativo. Divulgue as formas de entrar em contato com a marca e adote uma estratégia omnichannel, ou seja, ofereça uma experiência de atendimento unificada, em que não há diferença entre a forma de atender por telefone, e-mail, chat ou redes sociais.

 

Conceda vantagens e cupons de desconto.

Vantagens e cupons de desconto podem ser utilizados como forma de estimular o relacionamento entre marca e cliente. Aquele consumidor que é novo, por exemplo, pode receber um cupom para utilizar em sua próxima compra. O mesmo vale para o cliente antigo, que pode ganhar um desconto no dia do seu aniversário.

 

Ofereça brindes personalizados.

Brindes personalizados ajudam a reforçar a imagem da marca perante o público, principalmente quando são de uso diário (necessaires, sacochilas, pochetrs, mochilas, bolsas, sacolas retornaveis e outros). Eles podem ser oferecidos tanto para o público interno (funcionários) quanto para o externo (clientes). O cliente que recebe um brinde personalizado sente como se tivesse sido reconhecido, agradado. Se vier de uma marca em que ele confia, terá prazer em usar.

 

Para encantar o seu cliente, você deve promover ações em diversas frentes: conhecimento, abordagem, experiência de compra e pós-venda. O conjunto dessas ações promove a atração, conquista e fidelização do público. Por isso, escolha os melhores parceiros para, juntos, encarar esta jornada.



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