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7 DICAS PARA GERAR ENGAJAMENTO E INTERATIVIDADE EM SEUS EVENTOS CORPORATIVOS

Publicado em Marketing, por Técnico FabricAssist em 13/05/2019
1 comentário(s)


Se você está buscando soluções para o sucesso de seus eventos e a interatividade com o seu público, esse conteúdo é para você!

Aqui vamos compartilhar com você nossos maiores aprendizados e principais experiências!

Nesse material, você vai encontrar os principais conceitos e dicas para transformar feiras, congressos, treinamentos e todos os modelos de eventos corporativos, a partir de uma proposta diferente para os seus colaboradores e convidados. Vamos lá?

 

ENGAJAR É PRECISO. MAS COMO E PORQUÊ?

O engajamento dos clientes e colaboradores é uma necessidade para qualquer tipo de negócio alcançar melhores resultados.

No evento mais importante do mundo do setor varejista, a NRF – National Retail Federation, que teve sua 107ª edição em janeiro, em Nova Iorque, esse conceito foi apontado como uma tendência em 2015, mas atualmente já é uma urgência! Mas afinal, o que é o engajamento de fato? Bem, em um contexto corporativo, é o comprometimento e a interação de pessoas com uma marca; e isso não tem nada a ver com a quantidade de curtidas ou seguidores nas redes sociais. A partir desse conceito, há diferentes soluções para conquistar grandes fãs de uma marca; mas nenhuma é mais poderosa, tem maior impacto e gera tantos resultados quanto os eventos corporativos!

Você pode escolher treinamentos, exposições, criação de fóruns de debates, workshops, participação em feiras especializadas, patrocínios, viagens de incentivo, entre tantos outros modelos. Entretanto, independentemente do formato, é indispensável que o evento tenha a capacidade de gerar experiências positivas, conhecimento, momentos agradáveis e, principalmente, interação com seu público-alvo. Todo conceito tem o desafio de se aproximar da realidade, não é mesmo? Tirar um conceito do papel para a prática é um caminho onde grande parte das ações acabam morrendo. Mas calma, isso não vai acontecer nessa nossa conversa. Confira todas as dicas que preparamos para você!

 

1 - OFEREÇA CONTEÚDO DIGITAL PARA SEUS CONVIDADOS

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de garantir a interatividade de seus convidados. Com conteúdos exclusivos e personalizados para o seu público, fica fácil criar experiências positivas e atrativas. Os tablets, por exemplo, são uma ótima opção. Vamos explicar o porquê a partir de um bom case!

Em um evento de uma grande instituição financeira voltado ao público da terceira idade, foi criada uma cenografia em que tablets foram instalados nas paredes e conteúdos literários ficaram disponíveis para os convidados. Tudo foi pensado com detalhes, a iluminação, as cores, a luminosidade dos tablets e, inclusive, o tamanho das fontes. Além disso, outros displays com tablets e fones foram dispostos com áudios variados voltados especialmente aos clientes. Assim, a interação dos convidados com os conteúdos foi intensa e o engajamento ficou evidente. Uma solução simples que fez toda a diferença: ao invés de material impresso, tudo foi colocado em tablets, que ficaram disponíveis aos clientes do banco. O resultado Foi Sucesso Total!

 

2 - REALIZE TREINAMENTOS COM INTERATIVIDADE

Outro tipo de evento que gera um ótimo engajamento, nesse caso voltado aos seus colaboradores, são treinamentos. Mas, para isso, fuja do convencional. Nada de apostilas, o palestrante falando, falando, falando, slides, e mais slides... coffee break... Você sabe, isso é muito chato e pode gerar o efeito contrário ao esperado. Então, pense fora da caixa, afinal, inovar é preciso!

Em um recente projeto, o desafio de uma empresa era fazer um treinamento voltado para um novo produto para cerca de 3.000 colaboradores da área de vendas. O briefing era criar uma forma de levar informações detalhadas, com interações e avaliações. A partir disso, desenvolveram um aplicativo com design moderno e uso intuitivo e prático, e o entregaram para o cliente já instalado nos tablets. Essa interatividade e dinâmica de apresentar o conteúdo no treinamento, além de fixar melhor as informações transmitidas, ofereceu aos colaboradores argumentos de venda muito convincentes e isso, com certeza, repercute nos resultados, concorda?

 

3 - CRIE CANAIS INTELIGENTES PARA ESCUTAR SEU CLIENTE

O seu cliente pode te ensinar muito sobre a sua marca e, por isso, ouvi-lo é uma grande estratégia para direcionar suas ações e atingir resultados cada vez melhores. Antes da Copa do Mundo no Brasil, uma grande fabricante de produtos esportivos lançou uma bola especialmente para o Mundial, e queria que seus próprios consumidores escolhessem o nome produto. Definitivamente, uma excelente forma de engajar seus clientes com seus produtos, concorda? Aqui, vamos compartilhar mais uma ação baseada numa ideia genial. Como fazer era o principal desafio; e mais uma vez sucesso em todos os Estados do Brasil!

Assim, totens totalmente customizados com tablets foram distribuídos em todas as lojas do país e os consumidores eram convidados a participar. Cada uma das lojas contava com um evento local para os clientes e, aqueles que fizessem compras, ainda concorriam a prêmios! A repercussão foi rápida e proporcional às dimensões da campanha. Com isso, até programas de TV divulgaram a ação e jornais publicaram figuras públicas votando no sistema instalado nos tablets, que aliás recebia e computava os votos em tempo real. O resultado foi o aumento do volume de clientes nas lojas e a venda do produto lançado foi um grande sucesso!

 

4 - DISPONIBILIZE ENTRETENIMENTO PARA SEUS CONVIDADOS

Como já falamos, é super importante gerar uma boa experiência aos seus convidados nos seus eventos. Pense em tudo e esteja atento ao perfil do seu público. Os famosos “QUIZ”, jogos inteligentes de perguntas e respostas, por exemplo, são uma excelente alternativa para o público de jovens, adolescentes e até adultos. Já em um evento com crianças, oferecer conteúdos digitais lúdicos, jogos e desenhos animados em tablets é sucesso garantido. No Teleton, é feito isso desde 2015.

 

5 - RECEBA SEUS CONVIDADOS SEM FILA

Se a primeira impressão é a que fica, qual foi então sua sensação ao chegar em um evento e se deparar com uma longa fila? Receber e controlar a presença de convidados em eventos é uma tarefa árdua. Há muito trabalho pré-evento com a organização das listas, preparação da equipe de recepção, etc. Fora o trabalho pós-evento, com a unificação das listas dos que estiveram presentes, quantos convidados vierem no total, e quem eram essas pessoas. Então porque não contar com a tecnologia para resolver ambos os problemas? Assim, você garante uma recepção eficiente para seus convidados e ainda reduz custos e preocupações. Como matar dois coelhos com uma cajadada só!

Para isso, indico usar algum aplicativo que faz o check-in dos convidados em apenas 3 cliques na tela de um tablet. Ele é usado em eventos corporativos, feiras e exposições, em reuniões de pais em escolas, concursos públicos e até em bailes de formatura, para direcionar rapidamente as pessoas até suas mesas. Com ele, você controla em tempo real quantos convidados já chegaram, o horário de chegada e o número de acompanhantes. Além disso, pode fazer sorteios, imprimir etiquetas para crachás, coletar assinaturas dos presentes, entre outras funções. Ao final do evento, você tem todas essas informações de forma prática num relatório!

 

6 - FAÇA A COLETA DE LEADS DE FORMA DIGITAL

Um evento é o momento ideal para você conhecer melhor seus clientes. Para isso, você precisa ter um meio prático e rápido para coletar informações e a opinião desses participantes. Dessa forma, uma boa solução é utilizar um questionário digital - isso não significa um Google Forms. Com questionários inteligentes, suas pesquisas podem aprofundar as informações coletadas de seus convidados de acordo com suas respostas, criar um banco de dados em tempo real, fazer análises e muito mais! Imagine abordar uma pessoa com uma prancheta e um questionário em papel? Embora isso seja ainda muito comum, não é a forma mais apropriada, certo?

 

7 - APLIQUE PROVAS E TESTES COM O USO DE TABLETS

Aplicar testes em seleção de candidatos para uma vaga de emprego, certificações e cursos em geral pode deixar de ser uma tarefa penosa, tanto para os candidatos quanto para quem aplica os testes. Perder tempo fazendo a checagem dos acertos ainda que seja em códigos QR Code ou de barras já pode ser considerado algo ultrapassado. Atualmente é possível aplicar testes e obter os resultados de forma muito rápida, garantindo segurança total dos conteúdos. Em uma prova digital, com tablets conectados à internet, você tem nas mãos em fração de segundos os resultados detalhados de cada candidato! Vimos isso em uma grande rede de restaurantes, que utiliza essa ideia para acelerar seus processos seletivos em todo Brasil desde 2014!


 

Esses foram algumas dicas práticas. Eu escolhi essas dicas por serem essencialmente ideias simples, mas que tiveram grande sucesso pelo formato em que foram idealizadas, com o uso da tecnologia e com parceiros confiáveis, “engajados em engajar”. 

 

Acreditamos que a próxima campanha de sucesso pode ser a sua! 

 


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Comentários  ( 1 )

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nathália barone disse em 17/11/2020 às 11:59:12


Que legal suas dicas, são bem importantes!
https://corporativo.sanvillehall.com.br/

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